Descendente de uma alcateia nômade, deixou a segurança do grupo ainda jovem e seguiu seu caminho pelas terras longínquas em busca de suas próprias aventuras. Naukor, seu melhor amigo desde a infância foi o único que decidiu se juntar a ela nessa jornada louca e sem rumo.
Após longos dias de viagem, os dois decidem se estabelecer no pé da montanha até o inicio da primavera. Porém com a chegada dos ventos gélidos, encontrar comida passa a ser um problema crescente. Suas patrulhas em busca de presas se tornam cada vez mais extensas, chegando ao ponto de invadir o territorio de uma alcateia rival para caçar. Infelizmente não demorou muito a ser descoberta justo pelo líder Sylas, que logicamente não tardou em expulsa-la.
Como era de se esperar, sua teimosia natural e a necessidade urgente de encontrar alimentos, não a deixaram dar-se por vencida logo na primeira tentativa. Ela voltou, não so uma, mas varias vezes, surrupiando apenas presas pequenas, e sempre tomando o cuidado de apagar seus rastros e criar outros falsos para despistar as patrulhas. Todavia a tática não durou muito, foi pega pelo proprio truque e desmascarada novamente pelo lobo cinzento, o que ela não esperava era que mesmo após uma intensa discussão os dois fossem capazes de se entender.
Seus encontros foram mais pacíficos dali em diante, a rivalidade deu lugar a amizade, e esta por sua vez tornou-se amor. No inicio da primavera seguinte, Artieh deu a luz a sua primeira ninhada com Sylas.